Uma das maiores preocupações para quem está à procura de novas oportunidades é ser competitivo nos processos seletivos, em função da quantidade de profissionais no mercado e a instabilidade econômica de nosso país. O profissional em busca de recolocação deve levar em consideração que os processos seletivos se tornaram mais competitivos e morosos, e que ele concorrerá com outros fortes executivos. Um agravante é a quantidade de profissionais empregados que estão em busca de novos desafios, que por sua vez conseguem se diferenciar com discursos mais assertivos, seguros e com menor índice de ansiedade. Sugiro dicas simples, porém, eficazes na hora de pleitear uma nova oportunidade de trabalho.
Antes de tudo é importante desenvolver um bom currículo, ele será sua porta de entrada nas empresas e consultorias (Confira nosso site).
Estude seu material com profundidade, pois é comum grandes executivos não dominarem o conteúdo das informações de seu próprio currículo. Exemplos: Atribuições, Projetos, Resultados, Datas...
Organize seu discurso. Lembre-se, o que é obvio para você pode não ser óbvio para quem for lhe entrevistar.
Ao receber um contato de uma empresa e/ou consultoria, tenha sempre em mãos material para anotação (smartphone, tablete e papel).
Tente captar o máximo de informação a respeito da vaga, pois você poderá utiliza-la em uma entrevista pessoal.
Vista-se de forma apropriada, a primeira impressão é a que fica.
Homens, cuide de sua barba, cabelo, unhas, roupas alinhadas e passada.
Mulheres, cuidado com roupas curtas e decotes, unhas, cabelo, perfumes e maquiagens carregadas.
Se você não quiser errar, vista algo neutro.
Antes de uma entrevista pessoal com a empresa, pesquise através do site da mesma: missão / visão / valores, nacionalidade, porte, produtos, clientes e fornecedores.
Saia de casa com antecedência, chegue 20 minutos antes do horário programado.
Lembre-se, imprevistos poderão ocorrer ao longo do seu percurso.
Tenha em mãos um pen drive com uma cópia de seu currículo atualizado.
Durante a entrevista, transmita ao entrevistador toda sua trajetória através de um discurso polido, natural, seguro e profissional. Cuidado para não falar demais, olhe nos olhos e mostre seu diferencial.
Lembre-se, em um processo de Transição de Carreira, VOCÊ é o produto, portanto, Venda-se!
Boa Sorte.
Viviane Santiago - Diretora Executiva
www.sincronrh.com.br
Opmerkingen